Futebol Brasileiro

Ano de Copa do Mundo, e claro Brasil o país pentacampeão do mundo, respira o futebol mais do que qualquer outra coisa. E ontem começou talvez o torneio menos valorizado nas primeiras fases, a Copa do Brasil.

Pq menos valorizado? Bem,  como o nome já diz, a Copa do Brasil reune 64 times do país inteiro, onde o ideal pelo menos para os times dito grandes, é eliminar os pequenos sem nome, para acontecer o cruzamento de todos os grandes, onde nesse momento se inicia o tal valor da competição.

Todos os times de tem valor, suas dificuldades e ás vezes demonstram um futebol mais honroso, e leal do que os times “Grandes”. E ai também acontece uma coisa muito curiosa, os jogadores desses pequenos times que se destacam, são disputados quase a tapas pelos grandes e muitas vezes nem ficam direito no Brasil, e já viram mercadoria para os times internacionais.

Na minha humilde opinião de curiosa no assunto, a Copa do Brasil é uma vitrine para a exibição de novos astros da bola… pois a competição em si, é algo totalmente desvalorizada, e cheia de preconceitos contra esses mesmos pequenos, que ás vezes conseguem roubar a festa dos grandes.

O que me deixa mais desconfiada, nessa história toda, é que apenas os times de São Paulo,  são os mais importantes, e os melhores. Claro que tecnicamente podem ate ser, pois oferecem uma melhor estrutura, e claro tem mais dinheiro que outros, mas isso não significa que os outros times não tenham a capacidade de ganhar ou disputar de igual para igual com eles.

O que se vê, principalmente nesses programas sobre futebol é que os paulistas sempre serão e deveram ser melhores do que qualquer outro. Um tanto ridiculo isso, não acham? Pois o futebol brasileiro sempre teve de todos os lugares do país, excelentes jogadores, que escreveram seus nomes no hall da fama futebolística.

Rivalidade entre os times tem que existir, pois isso vem desde o início de suas histórias,  agora essa desvalorização como se os outros não fossem nada, isso para mim é uma atitude um tanto infantil, pois se todos tivessem condições financeiras para se equiparem de forma correta, e de igual para igual, com certeza essas coisas não aconteceriam.

A muito tempo a trás, as atitudes dos jogadores também eram outras, o importante era a camisa que se vestia e não o valor que se poderia ganhar. O tempo mudou muito, tanto dentro quanto fora de campo, e hoje o que podemos observar é que essas desvalorizações, esses preconceitos, essas atitudes estão desenhando o futuro.

E o Brasil, como um país com tanta tradição, com tantos campeonatos importantes, como o bahiano, o goiano, o proprio carioca,  que estão caindo por terra, dando lugar ao que todo mundo acha que é importante que é o campeonato paulista, que só os times e jogadores que jogam em São Paulo.

Isso é achar que no Brasil só existe vida por lá, ou que é o único estado e sendo o único o mais importante.

Paulistas me desculpem, mas historicamente vocês não são! Todos os estados, e suas regiões tem suas parcelas de importância, principalmente no mundo do futebol.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s